Você sabe o que é a NBR15965?

Tecnologia BIM no Brasil: Papel da NBR 15965 na Regulação e Padronização

Com o grande crescimento do uso da Metodologia BIM no Brasil, se faz necessário que as empresas tenham conhecimento das particularidades do BIM, e não apenas seus diversos benefícios. Nesse post, exploramos a NBR 15965 e como ela regulamenta o uso do BIM no Brasil

O BIM é uma tecnologia revolucionária aplicada ao design construtivo em engenharia e arquitetura, e a NBR 15965 desempenha um papel crucial na normatização e regulamentação do uso dessa tecnologia no Brasil. A tecnologia BIM, ou Modelagem da Informação da Construção, integra todas as etapas de um projeto, desde o design até a execução e manutenção, representando digitalmente a construção de forma fiel. 

Informações sobre orçamento e planejamento também podem ser extraídas do modelo BIM, que é dividido em várias dimensões: 2D para representações gráficas básicas, 3D para modelagem paramétrica, 4D para planejamento, 5D para orçamentação, 6D para sustentabilidade e 7D para gestão e manutenção.

A NBR 15965, composta por 13 tabelas adaptadas à realidade brasileira, padroniza a nomenclatura usada nos processos de construção, permitindo uma aplicação consistente do BIM em todo o país. Cada tabela apresenta um código de classificação hierárquico e um termo padronizado, abrangendo terminologia, características dos objetos, processos, recursos, resultados, unidades e espaços, e informações da construção.

A regulamentação do BIM pela NBR 15965 é fundamental para criar uma homogeneidade no uso da ferramenta na construção civil, evitando irregularidades por parte das empresas. A norma também permite ao poder público exigir que empresas e profissionais utilizem e apresentem projetos com BIM de forma adequada, aumentando a produtividade no setor.

A implementação da NBR 15965 no Brasil enfrenta alguns desafios, tanto em relação à dificuldade de compreensão dos conceitos e os usos das tabelas que a compõem, quanto ao atraso do Brasil na adoção destas tecnologias, em relação a países mais desenvolvidos. A regulamentação do BIM é necessária para a difusão e integração da tecnologia no mercado brasileiro, e espera-se que a introdução desta e outras normas, como o Decreto BIM, promovam um uso mais eficiente do BIM, aumentando a produtividade no setor da construção civil nacional.

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Posts recentes

Tags

Fique por dentro de novos artigos!

Usamos cookies para oferecer uma melhor experiência no site.